O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que o prazo para regularizar o título de eleitor encerra-se hoje segunda-feira, dia 19 de maio. Eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram as multas relativas aos três últimos turnos consecutivos incluindo eleições gerais, municipais ou suplementares devem regularizar a situação para evitar o cancelamento do título.
A regularização pode ser feita de forma online, por meio do Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), ou presencialmente nos cartórios eleitorais. O aplicativo e-Título também permite a consulta da situação eleitoral e o pagamento de multas via Pix, boleto ou cartão.
O cancelamento do título impede o eleitor de votar, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais, entre outras restrições.
Estão isentos do cancelamento eleitores facultativos, como os maiores de 70 anos, jovens entre 16 e 17 anos e pessoas analfabetas. Pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar também não terão o título cancelado.
Para verificar a situação eleitoral, acesse o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou utilize o aplicativo e-Título. Em caso de pendências, regularize sua situação até o dia 19 de maio para manter seus direitos eleitorais e civis em dia.
Para mais informacoes, acesse: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-eleitoral/titulo-de-eleitor-02
Mín. 10° Máx. 25°