15°C 22°C
São Paulo, SP
Publicidade

Brasil avalia entrar em aliança internacional de minerais críticos após reunião com vice-presidente dos EUA

Governo participou de encontro em Washington com J.D. Vance; decisão sobre adesão a bloco comercial ainda está em análise pelo Planalto

05/02/2026 às 09h08
Por: Admin Fonte: Portal Vale do Paraiba
Compartilhe:
Brasil avalia entrar em aliança internacional de minerais críticos após reunião com vice-presidente dos EUA

O Brasil participou, nesta quarta-feira (4), de uma reunião em Washington, nos Estados Unidos, na qual o vice-presidente norte-americano J.D. Vance apresentou planos para a criação de uma aliança internacional voltada à exploração e ao comércio de minerais críticos. O governo brasileiro confirmou a participação no encontro, mas informou que ainda avalia se irá integrar formalmente o grupo.

A iniciativa faz parte da estratégia do governo dos Estados Unidos para garantir o abastecimento de minerais considerados essenciais à indústria tecnológica e de defesa, como terras raras, cobre, níquel e nióbio. O movimento ganhou força após restrições impostas pela China no fornecimento desses insumos, o que impactou cadeias produtivas globais, especialmente nos setores automotivo e industrial.

Segundo integrantes do Palácio do Planalto, a decisão brasileira não será tomada no curto prazo. O tema deve ser analisado à luz dos interesses nacionais e poderá, inclusive, integrar a pauta de uma eventual visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, que está em fase de avaliação diplomática.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou estar aberto ao diálogo e a iniciativas internacionais, desde que alinhadas aos interesses estratégicos do Brasil e aos princípios do desenvolvimento econômico e social. A pasta ressaltou ainda que a atuação brasileira busca fortalecer a cooperação internacional, atrair investimentos e ampliar a inserção do país nas cadeias globais de valor.

O Brasil tem despertado crescente interesse internacional por conta de seu potencial mineral. No caso das terras raras, o país possui a segunda maior reserva do mundo, atrás apenas da China, embora ainda conte com poucos projetos em operação. Representantes de diversos países têm procurado mineradoras brasileiras e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que reúne empresas como Vale, BHP e Anglo American.

Durante o encontro em Washington, autoridades norte-americanas informaram que cerca de 55 países participaram das negociações, incluindo Japão, Alemanha, Austrália, Índia e Coreia do Sul. Na última segunda-feira (2), o governo dos EUA lançou o Projeto Vault, um pacote estratégico de minerais críticos que prevê US$ 10 bilhões em financiamento inicial público e outros US$ 2 bilhões em recursos privados.

A possível adesão do Brasil à aliança segue em discussão e dependerá de avaliações técnicas, econômicas e diplomáticas nos próximos meses.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
18°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 22°

18° Sensação
1.34km/h Vento
92% Umidade
20% (0.12mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
17h27 Pôr do sol
Dom 18° 14°
Seg 17° 15°
Ter 16° 14°
Qua 20° 14°
Qui 20° 12°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,06 +0,06%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,979,45 +0,66%
Ibovespa
171,132,66 pts -0.21%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio