A cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão (SP), teve o dia mais gelado do ano nesta quinta-feira (15). Apesar de os termômetros de rua terem indicado 0°C em alguns pontos, a temperatura oficialmente registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 5,8°C no início da manhã. O frio foi tão intenso que houve formação de geada na cidade.
Outras cidades do interior paulista também enfrentaram temperaturas baixíssimas. Taubaté e Atibaia bateram novamente seus recordes de frio em 2025. Os dados foram registrados às 6h desta quinta pelo Inmet. Veja os números:
• Campos do Jordão: 5,8ºC
• Taubaté: 10,6ºC
• Atibaia: 11,7ºC
Na quarta-feira (14), Taubaté já havia registrado 12,1ºC, estabelecendo, até então, a menor marca do ano. Em Atibaia, o recorde anterior era de 13,1ºC, registrado em 3 de maio. Já Campos do Jordão havia atingido 6,7ºC também em duas datas: na quarta-feira (14) e no início do mês.
A geada observada nesta quinta em Campos do Jordão é resultado direto da queda acentuada de temperatura. O fenômeno ocorre quando o vapor d’água do ar se condensa e congela sobre superfícies expostas, formando uma camada fina de gelo um espetáculo natural típico das altitudes elevadas da Serra da Mantiqueira.