16°C 25°C
São Paulo, SP
Publicidade

Escola municipal participa da Mostra Brasileira de Foguetes e incentiva ensino científico

Alunos colocaram em prática conhecimentos de Matemática e Ciências durante lançamentos realizados no EPEC

07/05/2026 às 17h09
Por: Admin Fonte: Portal Vale do Paraiba
Compartilhe:
Escola municipal participa da Mostra Brasileira de Foguetes e incentiva ensino científico

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo em práticas pedagógicas inovadoras e no fortalecimento do ensino científico na rede municipal.

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Prof.ª Heloísa de Castro Encarnação Pinto Barbosa participaram da etapa prática da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com a realização dos lançamentos oficiais no EPEC – Espaço Poliesportivo Cultural de Aparecida.

A atividade integra a participação da unidade escolar na OBAFOG 2026 e proporcionou aos estudantes a aplicação prática de conteúdos trabalhados em sala de aula, especialmente nas disciplinas de Matemática e Ciências.

Aprendizado na prática

Durante o projeto, os alunos desenvolveram estudos relacionados a:

  • Ângulos de lançamento;
  • Medição de distâncias;
  • Proporcionalidade;
  • Noções de aerodinâmica;
  • Método científico.

Os lançamentos foram realizados sob orientação da professora de Ciências Glauce de Castro Barbosa e do professor de Matemática Heron Miguez Gonzalez Gomes, com supervisão da diretora Gabriela Ribeiro Tomaz.

Além da construção e lançamento dos foguetes, os estudantes também participaram de testes, medições e registros dos resultados, desenvolvendo habilidades como organização, trabalho em equipe e protagonismo juvenil.

Incentivo à ciência e inovação

Segundo a Secretaria de Educação, a participação na MOBFOG reforça o compromisso da rede municipal com uma educação significativa, investigativa e alinhada às práticas científicas.

A iniciativa também busca estimular o interesse dos alunos pelas áreas de ciência e tecnologia, ampliando a participação dos estudantes em eventos de relevância nacional.

A Secretaria informou ainda que todas as unidades da rede municipal receberam orientações sobre o projeto por meio da Diretoria de Orientação Pedagógica dos Anos Finais, conduzida por Gislene Rosa, permitindo que outras escolas também possam aderir à iniciativa.

Ao final da atividade, a Secretaria Municipal de Educação parabenizou a equipe gestora, professores e alunos da unidade pelo engajamento e pelo incentivo à educação pública de qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aparecida - SP
Sobre o município
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior centro de peregrinação católica do Brasil.
Ver notícias
São Paulo, SP
20°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 25°

20° Sensação
3.58km/h Vento
83% Umidade
100% (3.82mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
17h27 Pôr do sol
Seg 19° 14°
Ter 14° 14°
Qua 18° 14°
Qui 19° 14°
Sex 24° 12°
Atualizado às 13h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,06 +0,06%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,345,67 +0,76%
Ibovespa
171,132,66 pts -0.21%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio