12°C 16°C
São Paulo, SP
Publicidade

Escola municipal participa da Mostra Brasileira de Foguetes e incentiva ensino científico

Alunos colocaram em prática conhecimentos de Matemática e Ciências durante lançamentos realizados no EPEC

07/05/2026 às 17h09
Por: Admin Fonte: Portal Vale do Paraiba
Compartilhe:
Escola municipal participa da Mostra Brasileira de Foguetes e incentiva ensino científico

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo em práticas pedagógicas inovadoras e no fortalecimento do ensino científico na rede municipal.

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Prof.ª Heloísa de Castro Encarnação Pinto Barbosa participaram da etapa prática da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com a realização dos lançamentos oficiais no EPEC – Espaço Poliesportivo Cultural de Aparecida.

A atividade integra a participação da unidade escolar na OBAFOG 2026 e proporcionou aos estudantes a aplicação prática de conteúdos trabalhados em sala de aula, especialmente nas disciplinas de Matemática e Ciências.

Aprendizado na prática

Durante o projeto, os alunos desenvolveram estudos relacionados a:

  • Ângulos de lançamento;
  • Medição de distâncias;
  • Proporcionalidade;
  • Noções de aerodinâmica;
  • Método científico.

Os lançamentos foram realizados sob orientação da professora de Ciências Glauce de Castro Barbosa e do professor de Matemática Heron Miguez Gonzalez Gomes, com supervisão da diretora Gabriela Ribeiro Tomaz.

Além da construção e lançamento dos foguetes, os estudantes também participaram de testes, medições e registros dos resultados, desenvolvendo habilidades como organização, trabalho em equipe e protagonismo juvenil.

Incentivo à ciência e inovação

Segundo a Secretaria de Educação, a participação na MOBFOG reforça o compromisso da rede municipal com uma educação significativa, investigativa e alinhada às práticas científicas.

A iniciativa também busca estimular o interesse dos alunos pelas áreas de ciência e tecnologia, ampliando a participação dos estudantes em eventos de relevância nacional.

A Secretaria informou ainda que todas as unidades da rede municipal receberam orientações sobre o projeto por meio da Diretoria de Orientação Pedagógica dos Anos Finais, conduzida por Gislene Rosa, permitindo que outras escolas também possam aderir à iniciativa.

Ao final da atividade, a Secretaria Municipal de Educação parabenizou a equipe gestora, professores e alunos da unidade pelo engajamento e pelo incentivo à educação pública de qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aparecida - SP
Sobre o município
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior centro de peregrinação católica do Brasil.
Ver notícias
São Paulo, SP
12°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 16°

12° Sensação
3.13km/h Vento
99% Umidade
100% (11.09mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Qui 14° 13°
Sex 20° 14°
Sáb 22° 15°
Dom 24° 16°
Seg 24° 16°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,465,57 +0,38%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio