12°C 16°C
São Paulo, SP
Publicidade

Moradora denuncia demora em exames e falta de insulina em posto de saúde de Guaratinguetá

Caso de idosa de 68 anos expõe dificuldades no acesso à saúde e mobiliza moradores para manifestação neste sábado (29)

27/03/2026 às 16h59
Por: Admin Fonte: Portal Vale do Paraiba
Compartilhe:
Moradora denuncia demora em exames e falta de insulina em posto de saúde de Guaratinguetá

Uma situação que chama atenção para os desafios enfrentados na saúde pública em Guaratinguetá tem gerado preocupação entre moradores. Nesta quinta-feira (26), a equipe de reportagem esteve no Posto de Saúde do Jardim do Vale após receber o relato da família de Dona Ana Maria, de 68 anos, que enfrenta dificuldades no acesso a exames e tratamento médico.

Segundo familiares, a idosa aguarda há cerca de dois anos por um exame necessário para tratar um quadro de anemia, condição que tem comprometido sua saúde e qualidade de vida. Além disso, outros exames solicitados desde o dia 29 de dezembro ainda não foram realizados, acumulando aproximadamente três meses de espera.

A situação se agrava com o tratamento de diabetes. Dona Ana Maria relatou que o aparelho utilizado para aplicação de insulina apresentou falhas e, até o momento, não houve a substituição do equipamento. A ausência do dispositivo compromete diretamente o controle da doença, considerada uma das mais delicadas e que exige acompanhamento contínuo.

Abalada com o cenário, a idosa chegou a acionar a Polícia Militar. No local, os policiais orientaram que a solução do caso depende de encaminhamento junto à Secretaria de Saúde, já que não cabia intervenção naquele momento.

Durante a apuração, a equipe também conversou com representantes do posto de saúde, que reforçaram a orientação para que a paciente procure diretamente a Secretaria Municipal de Saúde para tratar da situação.


O caso de Dona Ana Maria não é isolado. Moradores da região relatam dificuldades semelhantes, principalmente em relação à demora para realização de exames e atendimentos especializados, o que tem gerado insegurança, apreensão e desgaste emocional entre pacientes e familiares.

A situação evidencia a necessidade de melhorias no fluxo de atendimento e no acesso a serviços essenciais, especialmente para idosos e pessoas com doenças crônicas, que dependem de acompanhamento constante.


Diante desse cenário, a insatisfação da população também deve ganhar as ruas. Está marcada para este sábado (29), às 9h, uma manifestação na Avenida do Carnaval, com o lema “Em prol de uma nova cidade para se viver”.

O ato pretende dar voz aos moradores, que poderão utilizar o microfone aberto para relatar problemas e reivindicar melhorias, principalmente nas áreas de saúde e gestão pública.


A reportagem deixa o espaço aberto para que a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá se manifeste sobre o caso e apresente esclarecimentos ou providências em relação à situação relatada.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Guaratinguetá - SP
Sobre o município
Terra natal de Frei Galvão, um dos santos brasileiros, e forte polo industrial.
Ver notícias
São Paulo, SP
12°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 16°

12° Sensação
2.24km/h Vento
98% Umidade
100% (11.09mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Qui 14° 13°
Sex 20° 14°
Sáb 22° 15°
Dom 24° 16°
Seg 24° 16°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,15%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 334,272,76 -2,68%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio