15°C 22°C
São Paulo, SP
Publicidade

Corpo de Bombeiros de SP divulga novas regras de segurança para recarga de carros elétricos no estado

Atualização das Instruções Técnicas orienta instalação adequada e reforça prevenção contra incêndios

17/03/2026 às 21h31
Por: Admin Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Entre os principais pontos de atenção está a instalação adequada dos carregadores, que deve seguir normas técnicas já existentes no país
Entre os principais pontos de atenção está a instalação adequada dos carregadores, que deve seguir normas técnicas já existentes no país

Com a popularização de veículos elétricos e híbridos em todo o país, o Corpo de Bombeiros de São Paulo atualizou procedimentos e orientações para a instalação de pontos de recarga em edificações. As medidas fazem parte das Instruções Técnicas (IT) número 41, que regulamentam a segurança contra incêndios.

Para atualizar o documento, com a inclusão dos sistemas de alimentação de veículos elétricos (Save), publicado nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o Corpo de Bombeiros realizou uma consulta pública sobre as alterações. A Comissão Especial de Estudos do Corpo de Bombeiros de São Paulo analisou as sugestões e incorporou “aquelas consideradas pertinentes alinhadas à política institucional de segurança contra incêndio”, informou a corporação, que atua na fiscalização das instalações e verificação do cumprimento das exigências de segurança.

Entre os principais pontos de atenção está a instalação adequada dos carregadores, que deve seguir normas técnicas já existentes no país. “O primeiro ponto é a instalação dos carregadores. Tem que respeitar a norma técnica. Já existe norma de como o carregador deve ser instalado, com ponto de aterramento e energia com alimentação dedicada”, explicou o major Nelson Duarte, do Corpo de Bombeiros.

Entre as mudanças estão a instalação de botões de desligamento para cada ponto de recarga, interligados à central de alarme, além de botões em locais estratégicos, como saídas de emergência. As regras também preveem sinalização de emergência nos pontos de recarga e documento de responsabilidade técnica assinado por profissional capacitado.

Segundo a capitão Karoline Burunsizian, porta-voz do Corpo de Bombeiros, as medidas têm caráter preventivo e buscam reduzir riscos relacionados às estações de recarga. “Essas medidas são preventivas e servem para minimizar os riscos. Não exclui totalmente a possibilidade de problemas porque é algo multifatorial. Mas ter as estações de recarga instaladas corretamente minimiza os possíveis acidentes”, explicou.

A oficial dos Bombeiros reforça que o processo é considerado seguro quando as exigências técnicas são seguidas e a instalação é realizada por profissionais habilitados. “Quando o equipamento atende às normas técnicas e a instalação é feita por profissional capacitado, a recarga é considerada segura”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
18°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 22°

18° Sensação
1.34km/h Vento
92% Umidade
20% (0.12mm) Chance de chuva
06h45 Nascer do sol
17h27 Pôr do sol
Dom 18° 14°
Seg 17° 15°
Ter 16° 14°
Qua 20° 14°
Qui 20° 12°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,06 +0,06%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,829,46 +0,61%
Ibovespa
171,132,66 pts -0.21%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio