Os motoristas que utilizam as principais rodovias do Vale do Paraíba e região passarão a pagar mais caro nas tarifas de pedágio a partir do dia 1º de julho. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e será aplicado nas praças administradas pelas concessionárias responsáveis pelas rodovias estaduais.
A atualização dos valores segue os critérios previstos nos contratos de concessão e considera indicadores econômicos utilizados para recomposição das tarifas. Entre as rodovias afetadas estão importantes corredores que ligam cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
As concessionárias orientam os usuários a consultarem previamente os novos valores antes de viajar. Os recursos arrecadados são destinados à manutenção das rodovias, realização de obras, conservação da infraestrutura e prestação de serviços aos usuários.