Ubatuba promove mais uma edição do Torneio de Xadrez, evento que reúne competidores de diferentes faixas etárias em uma atividade voltada ao desenvolvimento intelectual, concentração e estratégia.
A competição tem como objetivo estimular a prática do xadrez como ferramenta educacional e esportiva, além de incentivar o convívio social entre estudantes, atletas e entusiastas da modalidade. O torneio também contribui para o fortalecimento do esporte no município e para a formação de novos talentos.
Reconhecido mundialmente pelos benefícios cognitivos que proporciona, o xadrez auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, da tomada de decisões e da capacidade de planejamento.
A iniciativa integra as ações municipais de incentivo ao esporte, à educação e à formação cidadã.